Emanuel Pinheiro amplia Enem Digital e Agro da Gente para o Vale do Rio Cuiabá

Por Editor

Para cursinho preparatório serão disponibilizadas 500 vagas

Redação

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, apresentou na tarde dessa terça-feira (27) para os demais prefeitos que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá,  ao qual ele preside, a proposta de ampliação do Agro da Gente e Enem Digital. Esses dois projetos são referência na Capital.  O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, falou também do impacto econômico aos municípios com a continuidade da  construção da ferrovia (Vicente Vuolo).

Outros assuntos tratados na reunião foram, planejamento, trabalho e ações do Consórcio para alavancar o crescimento econômico dos municípios. O presidente do Consórcio, Emanuel Pinheiro, propôs que o Consórcio gerencie patrulhas mecanizadas para atender os municípios. O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, adiantou que irá viabilizar recursos federais na  Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e outros órgãos ministeriais para ajudar nas 13 cidades via Consórcio e ainda destacou a importância do Enem Digital.

“Serão 500 vagas para os jovens que poderão fazer um cursinho para se prepararem para o vestibular. Aqui em Cuiabá, o projeto atende  dois mil jovens e é um sucesso. Agora, com essa parceria com o deputado federal Emanuel Pinheiro,  iremos ampliar essas vagas  aos municípios e com os melhores professores ministrando as aulas. Já as patrulhas mecanizadas, irão atender os prefeitos das  cidades vizinhas, e,  Cuiabá e Várzea Grande, por serem mais estruturadas, podem deixar por mais tempo essas patrulhas para os municípios vizinhos  realizarem a manutenção das  vias.  Existe um clamor, por ponte de concreto, manutenção  de via e é um drama, mesmo com o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab),  que não atende todas as necessidades das cidades. As patrulhas serão divididas por região e os custos serão arcados pelo Consórcio.  Já o Agro da Gente, será a expansão para desenhar na baixada um plano de ação para pleno desenvolvimento da agricultura familiar.  O propósito do  Consórcio é um conjunto  de ideias de todos os gestores, porque temos a responsabilidade de dirigir o destino da maior e mais populosa e mais importante região do Estado, que é o Vale do Rio Cuiabá”, comentou o prefeito. 

O deputado Emanuel Pinheiro Neto, destacou a importância da união dos gestores para o crescimento  econômico da baixada cuiabana.   “É muito importante essa reunião para discutirmos com os prefeitos do Vale do Rio Cuiabá,  porque, de uns 30 anos para cá, a estrutura geoeconômica do estado está se alterando gradualmente. O médio norte e norte ficam com a grande concentração da receita e o Vale do Rio  Cuiabá, dependendo muito de Cuiabá e Várzea Grande. Precisamos harmonizar o desenvolvimento regional. Estamos trabalhando muito, liberando emendas, trazendo benefícios como ambulâncias, patrulhas mecanizadas, poços artesianos e outros e isso tudo junto ao Governo Federal. Vamos  discutir e listar as prioridades de cada município e entender a particularidade de cada cidade”, disse o parlamentar.  

O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, propôs a regionalização dos interesses das cidades que compõem o  Consórcio.  “Tenho conversado bastante com os  prefeitos sobre regionalizar as nossas opções políticas administrativas para o fortalecimento da baixada cuiabana. Temos o deputado Emanuel Pinheiro  fortalecendo a baixada na Câmara. Não quero de forma alguma  tecer críticas às cidades onde o agro é forte, mas, elas levam um grande quinhão do orçamento do estado, que hoje é de R$25 bilhões e a baixada fica com muito pouco”, lamentou. 

O programa Agro da Gente, conforme explica Vuolo, pretende fortalecer a agricultura familiar e fortalecer as principais cadeias produtivas: frango, leite, peixe, frutas, legumes e verduras. “A pedido do prefeito Emanuel, a ideia é que os produtos terão um selo de certificação, o Sinvale – Serviço de Inspeção do Vale do Rio  Cuiabá (selo de segurança alimentar e reconhecimento da produção dos pequenos produtores)”, comentou.

Quanto à ferrovia, o secretário de  Agricultura  lembra que os benefícios serão  a redução do  frete, diversificação na produção, menor desgaste das vias, aumento da arrecadação tributária , atração de novas indústrias, valorização das áreas e geração de empregos. “Ela vai mexer com toda a baixada cuiabana e vai passar por Santo Antônio, Planalto da Serra e Cuiabá.  A ferrovia é para o Vale do  Rio Cuiabá e vai fortalecer a região”, avaliou.  

O secretário de Turismo da Capital, Oscarlino Alves, conversou resumidamente com os prefeitos sobre  as ações de Cuiabá para fomentar o turismo no pós-pandemia e em breve pretende, juntamente com o prefeito Emanuel ,traçar  alternativas  para que a baixada cuiabana tenha um maior  atrativo turístico. 

Sobre o Enem Digital

O programa educacional prepara jovens e adultos para o vestibular. As aulas são aplicadas de forma remota, inicialmente serão 500 vagas para os outros 12 municípios. As inscrições começam na  sexta-feira (30)  de julho e terminam em 15 de agosto. Os interessados devem se inscrever pelo site https://mdeduca.com.br/inscricao.html 

Os dois projetos  iniciados na gestão  Emanuel Pinheiro fazem parte do Programa Pra Frente Cuiabá, que englobam 5 eixos – além do Agro da Gente e Enem Digital, tem também o Cuiabanco, Qualifica e Cine da Gente.  O prefeito irá criar também o “Pra Frente Baixada Cuiabana”.

Estiveram presentes os prefeitos    Benna Lemes  (Acorizal), Margareth Gonçalves da Silva (Barão de Melgaço), Osmar Froner (Chapada dos Guimarães), Rogerio de Oliveira Meira (Jangada), Silmar de Souza (Nossa Senhora do Livramento), Helio Mendes (Nova Brasilândia), Natal de Assis (Planalto da Serra), Alex Steves Berto (Rosário Oeste) e Francieli Magalhães (Santo Antônio do Leverger).

Ausências justificadas, os prefeitos Kalil Baracat (Várzea Grande), Tatá Amaral (Poconé) e  Leocir Hanel (Nobres).

Você pode gostar

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: