Kardec cobra vacinação de profissionais de Educação Física

Por Editor

Indicação dirigida à Associação Mato-Grossense de Municípios foi apresentada pelo deputado nesta terça (29)

Redação

O deputado Allan Kardec apresentou, na sessão ordinária desta terça-feira (29), uma indicação dirigida à Associação Mato-grossense de Municípios (AMM) pedindo atenção da instituição para garantia da vacinação contra a covid-19 de todos os profissionais da Educação Física, com cópia endereçada para as 141 prefeituras municipais.

Os profissionais de educação física foram incluídos na primeira fase do programa de vacinação contra a Covid-19, por meio da Resolução 218/1997, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que os reconhece como profissionais de saúde, um dos públicos prioritários para a vacinação, conforme estabelece o Plano Nacional e Estadual de Imunização.

“Recebemos muitas mensagens de colegas da Educação Física nos alertando sobre o descumprimento de alguns prefeitos a essa determinação, e que isso os está colocando em risco, diante da atividade laboral sem imunização, conforme determina o CNS”, afirmou Allan Kardec, após a apresentação da indicação.

Em atendimento à norma, o deputado pede que a Associação Mato-grossense dos Municípios oriente os municípios a incluir os profissionais na primeira fase da vacinação contra a doença. As 141 prefeituras municipais deverão alinhar, junto à AMM e ao Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso, a urgência na inclusão prioritária e vacinação.

De acordo com o Conselho, o profissional de educação física integra grupos multiprofissionais em diversas esferas, como Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, hospitais, núcleos de apoio à saúde da família, entre outros, atuando no atendimento direto ao público e com indivíduos portadores de comorbidades que estão associadas à complicações da Covid-19. Além disso, o Conselho argumenta que a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) reconhece que a categoria é formada por profissionais de educação física na saúde.

Você pode gostar

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: