PARANATINGA – Secretaria de Saúde pede que população se vacine contra Covid

Por Editor

Durante a entrevista temas como vacinação, divergências no boletim informativo e questionamentos de alguns ouvintes foram apresentados

Portalparanatinga – Daniel Renostro – Rádio Educativa 87,9

O jornal Paranatinga em Destaque desta segunda-feira (12) entrevistou a Secretária de Saúde Jane Tomazine Malacarne e a coordenadora de imunização Eliane. Durante a entrevista temas como vacinação, divergências no boletim informativo e questionamentos de alguns ouvintes foram apresentados.

As divergências nos boletins surgiram após 2 mortes de residentes de Paranatinga não serem contabilizadas. A Secretária explicou que o problema ocorre devido ao Cartão SUS ser registrado em outro município: “Por exemplo, vou embora para Primavera, Cuiabá ou qualquer outro município… a partir do momento que eu precisar usar o cartão SUS neste município ele vai ser transferido. Então quando o paciente vem a óbito é contabilizado onde o cartão sus está registrado. Em relação a esses dois novos óbitos, que teve semana passada onde não foi contabilizado no boletim, essas pacientes tinham o cartão SUS de Primavera do Leste, então esse óbito vai ser contabilizado em Primavera mesmo elas sendo moradores de Paranatinga” disse a secretária. 

A coordenadora de imunização, Eliane, explicou durante a entrevista que a vacinação no município está bastante avançada e o planejamento da secretaria na aplicação de doses tem garantido a ampliação da faixa etária. Ela alertou também que pessoas de outros municípios estão vindo vacinar na cidade justamente porque o município está em uma faixa etária mais baixa em relação a outras cidades e a partir de agora serão adotadas medidas mais rigorosas para comprovar a residência da população. “Cada município recebe o quantitativo específico para a sua população e se começar a vir caravanas de pessoas de outras cidades para vacinar aqui vai faltar imunizantes” disse Eliane.

Você pode gostar

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: