Vidros adequados são instalados no Aquário Municipal

Por Editor

Após instalação dos vidros, a obra segue para reconfiguração da estrutura física e climatização

Redação

A Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias de Obras e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, está realizando a reforma do Aquário Municipal Justino Malheiros, localizado ao lado do Museu do Rio, no bairro do Porto. Os vidros especiais, com especificidades técnicas coerentes com a pressão da água estão sendo instalados. Após isso, a obra segue para reconfiguração da estrutura física e climatização.

“O espaço foi inaugurado, mas, de lá pra cá precisou de reformas e troca dos vidros por outros com material mais apropriado. Tivemos um pouco de dificuldade em encontrar o vidro com a qualidade que o aquário precisa, mas enfim eles chegaram e estão sendo instalados para então, dar continuidade a obra e entregarmos o quanto antes esse equipamento cultural e educativo para a população, que vai ser um grande fomentador do turismo local”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

A reforma está na fase de instalação dos vidros. Dispostos como corredores horizontais aquáticos, o aquário é selado por 66 peças de vidro do tipo float temperado e laminado, respeitando as condições de segurança e qualidade de visibilidade do público. A compra foi adquirida via pregão eletrônico de n° 62/2019, com a empresa Bazzoni Comércio de Vidros Eireli. 

Conforme o secretário de Obras Pública e vice-prefeito, José Roberto Stopa, o aquário vai abrigar peixes de espécie de água doce, pertencentes a bacia do Pantanal, como piranha, dourado, pintado, piraputanga, cachara e lambari.

“A equipe da Secretaria de Obras tem trabalhado com o máximo cuidado na instalação dos vidros para que a visibilidade do visitante seja excepcional. Algumas peças já foram instaladas, a cenografia da flora aquática foi colocada e fizemos o teste com água que correu perfeitamente. Além de um espaço turístico, será um espaço educativo, como professor, enxergo o ambiente como uma oportunidade de levar conhecimento da nossa fauna e da importância da preservação ambiental para as crianças e população visitante em geral”, disse o vice-prefeito José Roberto Stopa.  

Após instalação dos vidros, a estrutura física receberá a colocação de forro, piso, uma nova fiação elétrica e sistema de climatização. No espaço será construído também um auditório para reuniões e palestras. Para manutenção da vida dos peixes, o aquário possui filtragem e medidor de temperatura da água e contará com biólogos experientes para dar suporte aos animais aquáticos e também aos futuros visitantes.

Você pode gostar

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: